CHURRASQUEIRAS
Para refeições ao ar livre
Churrasqueiras e fornos de pizza continuam sendo as estrelas, mas já não são os únicos motivos para reunir a família e os amigos na área externa da casa.
Por Zizi Carderari
Texto Lucila Vigneron Villaça
Fotos Evelin Müller
Ilustração Carlos Campoy
Ao encomendar o projeto da casa no litoral de São Paulo aos arquitetos do escritório Rocco e Associados, os clientes foram taxativos: a mesa grande para refeições deveria ficar do lado de fora. “Eles a chamaram de sala de jantar aberta”, conta a arquiteta Mariana Lellis Vieira. Como, além do churrasco, eles gostam de preparar outros pratos, a bancada conta com um cooktop e a churrasqueira agrega também a função de forno. Isso permite que toda a família – um casal com cinco filhos e netos pequenos – passe o dia inteiro curtindo a piscina sem abrir mão de se reunir em torno de gostosas comidinhas.
A casa de quatro quartos no litoral de São Paulo tem espaço suficiente para abrigar os hóspedes da família, entretanto a área social é acanhada. Pequeno também, o quintal mal abrigava uma churrasqueira. A compra do terreno do fundo foi a solução: “Construímos no espaço um galpão aberto, com direito a forno de pizza”, diz a arquiteta Priscila Ballarin, responsável pelo projeto juntamente com a sócia, Vicki Mozetic. A mesa grande virou o local das refeições no verão. À noite, a conversa é embalada pelas pizzas. “Como o terreno permitiu a construção de uma piscina, agora é lá que passamos a maior parte do dia”, diz a proprietária.
Um problema comum a muitos apartamentos afastava os moradores da varanda: o vento excessivo. Em busca de mais conforto, o proprietário optou pelo fechamento com vidros. Trocando ideias com a arquiteta Vanessa Féres, ela sugeriu unir o espaço com a sala e ali criar um canto de refeições. “A obra incluiu a retirada das portas de correr de vidro e o preenchimento do piso da varanda para nivelá-lo com o da área interna”, conta Vanessa. Com a churrasqueira integrada à sala, a arquiteta criou um nicho de madeira que disfarça a peça quando não está sendo usada. “Gostamos tanto que agora jantamos aqui todos os dias”, diz o morador.
A varanda, com 40 m² e churrasqueira, tinha potencial para se transformar numa bela área de convívio para a família. Com esse objetivo, os moradores recorreram à arquiteta Zoé Gardini, que transformou o ambiente com o revestimento de madeira ripada nas paredes e nos armários. Como eles também queriam cozinhar outros pratos, Zoé instalou uma bancada com cooktop ao lado da mesa. Os bancos almofadados reforçam a sensação de acolhimento: “São peças que não impõem o número de pessoas sentadas. Sempre cabe mais um”, diz a arquiteta. Do outro lado, chaise-longue, poltrona e futon convidam a prolongar o papo depois das refeições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário