Para conciliar conforto e beleza, a escada deve estar em harmonia com o estilo arquitetônico, além de oferecer segurança e conforto às pessoas então para isto dou as seguintes dicas:
Tenha ou não um desenho exclusivo, a escada deve garantir segurança e conforto às pessoas. Saiba o que verificar na hora de comprar uma pré-fabricada ou de construir seu próprio modelo.
1. O que determina um bom projeto?
2. Quais as medidas de conforto e segurança de uma escada?
É preciso ser minucioso na execução. Veja quais os números da escada ideal:
- Largura mínima do degrau: 60 cm (Atenção: quanto mais largo o degrau, maior a sensação de segurança).
- Profundidade do piso (parte a ser pisada):entre 27 e 30 cm.
- Altura entre os degraus (espelho): entre 15,5 e 19 cm.
- Inclinação: entre 30 e 35 graus em relação ao piso. Mais inclinada que isso, ela ocupa menos espaço, mas se torna um empecilho para idosos e crianças.
- Distância mínima entre degraus e cobertura: 2 m
Para verificar se as medidas estão proporcionais e, portanto, a escada oferece passos confortáveis, respire fundo e aplique a seguinte fórmula: multiplique a altura do espelho por dois. A esse resultado, some a profundidade. O valor total tem de se aproximar de 64 cm.
3. É obrigatório ter corrimão?
- Reta: boa para ambientes de no máximo 3,25 m de altura, ou fica cansativa demais. Se a distância for maior, divida a escada em dois ou mais lances, com patamares.
- L e U: seus patamares servem de pontos de observação. É necessário ter essa parada toda vez que a estrutura mudar de direção. Embaixo destas escadas, cria-se um espaço livre, perfeito para lavabos ou despensas.
- Caracol: é o que ocupa menos espaço. O diâmetro mínimo de 1,50 m garante que os degraus não fiquem estreitos demais junto do eixo.
5. Quais são os cuidados necessários na compra de modelos pré-fabricados?
Após escolher o modelo, procure um fornecedor conhecido no mercado: aceitar uma indicação de amigos ou de antigos clientes da empresa é uma boa idéia. No showroom, faça um teste. Isso mesmo: suba e desça algumas vezes os degraus para sentir, literalmente, se eles são firmes.
Concreto: precisa estar bem liso. "Nas áreas externas, se ele estiver poroso, ficará mais frágil à umidade e às chuvas", conta o técnico em edificações e fabricante Rogério Chuba.
Madeira: esse tipo de estrutura pede cortes mais retos e encaixes perfeitos. "É preciso habilidade para fortalecer os encaixes sem que a peça fique excessivamente robusta" . As espécies mais indicadas para essas estruturas são o jatobá e o ipê (e todas as outras que são duras, resistentes e, em geral, mais escuras).
Metal: o aço carbono é a matéria-prima mais usada no modelo caracol. O segredo está em observar o nivelamento da escada. Basta verificar se as hastes do corrimão estão paralelas ao eixo da escada. Observe, ainda, se as soldas são uniformes e se os parafusos estão escondidos.