Nem todas as ideias de decoração são boas ou compatíveis com o orçamento. É necessário trabalhar com bom gosto e criatividade para conseguir evitar os principais pecados decorativos. O visual da casa precisa ser montado por alguém que tenha sensibilidade para harmonizar as cores, formatos, materiais e ainda escolher o estilo mais apropriado para cada ambiente.
Quem não possui condições financeiras para contratar um designer de interiores, pode aproveitar as sugestões da internet ou revistas especializadas em decoração. Veja a seguir os sete principais erros cometidos na hora de decorar:
1. Cores: a combinação de cores berrantes está em alta, mas antes de trabalhar com elas é necessário descobrir o que cada ambiente necessita de verdade. Numa área de relaxamento, por exemplo, é mais viável trabalhar com um visual clean e suave para não parecer cansativo. Já em cômodos com mais personalidade e descontração, recomenda-se usar tons intensos, sem perder o bom senso do contraste.

2. Espaço: ambientes pequenos não podem ser decorados com muitas peças mobiliárias ou objetos, isso acaba dificultando a circulação dos moradores. Alguns truques costumam ser usados para otimizar os cômodos com pouco espaço, como o trabalho com cores claras e os espelhos distribuídos nas paredes, concedendo assim a sensação de amplitude. Lembre-se de que os objetos e paredes chamativas deixam o espaço ainda mais estreito.
3. Móveis: escolha os móveis de acordo com as necessidades de cada ambiente, sempre pensando no equilíbrio entre traços e cores. Em espaços pequenos, vale à pena apostar numa mobília multifuncional. Outra opção bem interessante é o uso de móveis planejados para transformar os ambientes, deixando-os mais organizados e modernos.
4. Acessórios: evite os objetos que não possuem uma utilidade na hora de decorar, afinal, eles vão apenas ocupar espaço na decoração e atrapalhar a circulação de pessoas. Eleja um acessório que assuma ao mesmo tempo caráter estético e funcional, como é o caso das peças transparentes que criam sensação de amplitude, ou das cortinas que regulam a entrada de luz.
5. Revestimento: pense sempre na harmonia do local ao escolher os modelos de pisos e azulejos. No caso do chão, prefira peças em tamanhos maiores que são responsáveis por criar uma sensação de conforto. No que diz respeito a revestimento vertical, evite cerâmica estampada e busque a solução nas novidades que estão surgindo no mercado de decoração, como é o caso dos adesivos.
6. Iluminação: a luz de cada ambiente precisa ser agradável, tanto no que diz respeito ao uso de luminárias como também ao aproveitamento da iluminação natural. Aproveite a funcionalidade das cortinas e evite lustres pendentes em espaços muito pequenos.
7. Orçamento: faça um planejamento dos gastos e reconheça os limites financeiros antes de iniciar a decoração. Não adianta apostar num elegante projeto com móveis planejados se não há dinheiro para investir.

Nenhum comentário:
Postar um comentário