Lavabo pequeno? Aprenda a deixá-lo moderno, iluminado e lindíssimo!
Lavabo pequeno? Aprenda a deixá-lo moderno, iluminado e lindíssimo!
Itens básicos
Nesta matéria, você vai aprender a valorizar um ambiente muito especial da sua casa, ou apartamento: o seu lavabo!
O lavabo deve ser um ambiente muito bem decorado, pois ele é o banheiro das visitas da sua casa. Também tem que estar em ordem na hora dos seus “eventos sociais” feitos em casa, além de toda circulação social.
Normalmente, o lavabo tem uma área bem pequena, então aqui vamos enfatizar os materiais para além de criativo, deixá-lo ampliado também.
Para montá-lo, seguem os itens básicos:
- Louças – vaso sanitário, cuba;
- Metais – torneira ou monocomando;
- Acessórios de banheiro – papeleira, toalheiro, lixeira, cabides, saboneteira, bandejas, entre outros;
- Revestimentos – Espelho, papel de parede, pastilhas, pintura lisa, cerâmicas, mármores e seus secundários;
- Além da Iluminação e forro que podem ser diferenciados e personalizados.
Mãos a obra
Para começar, deve-se definir os acabamentos dos revestimentos de piso e parede.
Por que? Para a fase de preparação de contra-piso, bem como cálculo de espessura dos materiais, já que cada material trabalha com um tipo de massa para assentamento, e possui uma “altura” diferente.
E na hora da instalação pode haver desnivelamento do piso.
Por exemplo, se for escolhido mesclar mármore com pastilhas de vidro.
O mármore tem espessura de 2cm mais a massa de assentamento de 0,5cm; e a pastilha de vidro, bem menos que isso, então na hora da colocação deve-se tomar cuidado com essas alturas.
Após a definição de acabamentos, é preciso definir o tipo de metal a ser utilizado, pois existem inúmeros tipos de metal, que veremos adiante, mas que podem ser divididos em duas classificações: de bancada ou de parede.
Se escolhido o metal de parede, deve-se locar exatamente o ponto na alvenaria, considerando já o piso acabado e a altura da cuba, e ainda deve-se verificar antes de instalar o acabamento da parede, se é preciso de algum ponto de hidráulica em especial, pois existem metais feitos artesanalmente, que pedem ponto de registro individual para a torneira, além do registro geral do banheiro.
Então, preste atenção nesse detalhe, para não ter maiores surpresas, depois do seu lavabo todo pronto.
Ainda nessas definições iniciais, decida se quer algum tipo de iluminação diferenciada, como a luz indireta, por exemplo, além da comumente usada no forro.
É muito usado: arandelas, fachos de luz num rasgo de gesso no forro, ou ainda, fachos de luz embaixo da cuba, ou do espelho, por exemplo.
Para qualquer tipo de iluminação na parede, deve-se prever um ponto de arandela na alvenaria, ou uma tomada comandada.
Louças – Cuba e Vaso
Para a escolha da louça do seu lavabo, defina uma linha a ser utilizada.
Eu gosto muito das linhas mais retas e pouco rebuscadas para as louças.
Como por exemplo a Linha Link da marca Deca, para vaso sanitário.
Eu costumo indica-las bastante, porque ficam leves e muito bonitas.
Para a escolha da cuba, cabe aqui a definição de como será a sua bancada.
Você pode partir do princípio de uma opção mais barata, e assim optar por uma cuba em louça pré-definida, como as que existem no mercado; ou, pode escolher algo mais personalizado, e comprar uma cuba esculpida em mármore, marmoglass ou corian, por exemplo, a qual pode ser projetada com infinitas formas e desenhos.
Para a escolha de uma cuba em louça, prefira as de apoio, ou de semi-encaixe.
Normalmente as mais quadradas e retangulares são mais modernas e acredito que dão um toque mais sofisticado ao seu ambiente.
Nesse caso, você deve definir onde sua cuba vai apoiar ou encaixar… Você pode fazer uma bancada de mármore com uma saia e frontão altos, ou de madeira, fica muito elegante e tem um diferencial.
Mas, pense na manutenção, claro que a bancada de mármore requer menos cuidados especiais que a de madeira.
Se optar pela cuba esculpida, você deve escolher o tipo de acabamento a ser feito.
Mármore e seus secundários, como o marmoglass – um material de ótima vida útil, e com pouca manutenção;
Corian – um material que pode ser esculpido até em curvas e existem diversas opções de cores;
Vidro – é possível fazer caixas transparentes ou coloridas e ficam muito leves também, entre outras opções – feitas de pastilhas de vidro, de cerâmica pintada, etc…
O que indico e gosto de trabalhar bastante é a cuba esculpida em mármore. Acredito que o custo benefício é ótimo em função da manutenção e da vida útil do material, além do valor agregado dele.
Deve-se sempre utilizar válvula oculta na hora de montar a cuba, pois a manutenção é feita por ela de forma simples. Neste caso, se, por exemplo, cair uma aliança dentro da cuba, o acesso é descomplicado.
Aqui vale a criatividade, como exemplos: pode ser feita uma “caixa” bem profunda, solta, sem bancada, ou ao contrário, uma bancada com a cuba embutida bem rasinha… o interessante aqui é não deixar o ralo à vista.
Sempre se faz um caimento na pedra, e esconde-se o ralo.
Metais
Como já disse antes, você pode optar por dois tipos de metal: de bancada ou de parede.
No mercado existem uma infinidade de opções, acabamentos, desenhos e formas.
Atualmente, o acabamento mais usado é cromado prata, ou fosco.
O dourado não está em alta. As linhas mais bonitas e elegantes são as menos rebuscadas, mais retas, como por exemplo a Linha Quadratta da Deca, ou a Linha Plano da Vallvé. Cabe aqui seu toque pessoal na escolha do metal.
É possível também instalar um monocomando, o qual comanda, com apenas um registro, a água quente e fria.
Se optar por esse metal, é necessário verificar se existe tubulação na alvenaria de águas quente e fria. Como exemplo, temos o monocomando de parede Cromo da Vallvé.
Acessórios de Banheiro
Para complementar seu ambiente, você também deve ter o cuidado de escolher os acessórios do seu lavabo.
É essencial:
-A papeleira – que pode ser instalada na parede, existem opções com tampa, com 1 ou com 2 lugares para o papel higiênico, e ainda um modelo que tem uma base apoiada no chão. Eu indico para o lavabo a opção com suporte para 2 unidades.
- A lixeira – pode ser quadrada, ou redonda, de diversos materiais. Cabe sempre as com tampa. O acabamento pode ser de acordo com as cores do seu lavabo; cromada, branca, preta, etc…
- A saboneteira – existem alguns tipos: que comporta sabonete líquido, mais indicado para o lavabo e a que comporta sabonete em barra.
Podem ser instaladas na parede, ou apenas arrumadas sobre a bancada ou ainda dentro de uma bandeja. O acabamento e as cores seguem a lixeira, ou ainda podem ser transparentes.
No mercado existem frascos bem sofisticados para enfeitar seu lavabo, com perfumes delicados e até com brilho dentro do líquido.
- Toalheiro e cabides – indicado um toalheiro pequeno, de 20 cm pelo menos, para toalhas de rosto, e atrás da porta 2 cabides, para sua visita pendurar a bolsa, ou, esporadicamente, um casaco. Prefiro as linhas retas também.
- Bandejas – podem fazer parte da produção do seu lavabo uma bandeja pequena com o sabonete líquido, e toalhinhas enroladas, que podem ficar em cima da bancada, ou se seu lavabo for pequeno, podem estar num banquinho, ou numa prateleira de madeira, em baixo da sua cuba.
- Vasos de flores – arranjos, enfim fazem parte da produção, capriche!
Revestimentos
Como opção de revestimentos, você pode escolher desde apenas uma cor de tinta diferente em uma parede, até mesclar materiais como já citado anteriormente.
É muito rico o uso de pastilhas mesclado com mármore, por exemplo, ou apenas um papel de parede no lavabo todo, fica muito chique também. Cabe aqui combinar bem as cores e texturas escolhidas.
A madeira também é bem-vinda, já que seu lavabo não tem área molhada (box) pode-se usar e abusar desse material.
Opções de mármore para lavabo: mármore sivec, branco piguês, travertino romano, verde issogne, entre outros.
Claro que não poderia faltar no seu lavabo o uso de espelho. Como estamos falando de um ambiente pequeno, é ótimo usar o espelho como truque para ampliar seu banheiro.
Na parede onde ficará a cuba, procure colocar um espelho do maior tamanho possível, assim “aumentará” o espaço.
Você também pode fazer um chassi de madeira atrás do espelho, e assim criar um nicho nesse chassi, na parte de baixo, para instalar um facho de luz e iluminar a bancada com iluminação indireta
. Essa iluminação pode ser feita por lâmpada T5, ou então xenon.
A última opção tem melhor qualidade, e um valor de mercado bem maior do que a conhecida e comum lâmpada T5.
Resumindo, depois de todas as informações, seu lavabo vai estar preparadíssimo para seu próximo evento social! Muito charme e requinte para seu novo ambiente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário